INFERNO! MITO OU REALIDADE?


O ser humano afastado de Deus não tem capacidade de entender realidades espirituais.  Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? “Nós, porém, temos a mente de Cristo...”. (1º Coríntios 2.14-16)

            Não acreditar em algo não quer dizer que esse algo não exista, mas essa tem sido a atitude do ser humano ao longo de sua história. Alguém disse que alguns índios da Bolívia não acreditam que existe o mar, pois eles nunca viram o mar. O fato de eles não terem visto o mar, faz com que o mar não exista? Não. Apesar de nunca terem visto o mar, ele existe. Assim funciona também para as realidades espirituais, muitos são os homens que negam a realidade das coisas espirituais, nesse caso, porque não tem fé para enxergar, e essa cegueira é uma consequência natural de quem não tem o Espírito Santo e de quem ainda está sob as garras de Satanás.
“Mas se o nosso evangelho está encoberto, para os que estão perecendo é que está encoberto. O deus desta era cegou o entendimento dos descrentes, para que não vejam a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus”. (2º Coríntios 4.3-4)
O fato de alguns não crerem na realidade do inferno não significa que ele não exista, mas, é porque essas pessoas não tem o Espírito Santo e ainda estão com o véu que o Diabo colocou e seu entendimento impossibilitando-os de discernirem realidades espirituais.
Vamos ver, abaixo, algumas teorias sobre a inexistência do inferno.

PRINCIPAIS TEORIAS CONTRÁRIAS À EXISTÊNCIA DO INFERNO

AGNOSTICISMO

Agnosticismo é uma corrente filosófica que defende que não é possível conhecer eventos que estão além da capacidade cognitiva do ser humano. Na etimologia da palavra agnosticismo, vemos que existe o alfa negativo “A” que é um prefixo grego que significa “não”, mais a palavra grega Gnosis, que significa conhecimento. Em uma tradução literal agnosticismo seria: não conhecimento.  Para o agnosticismo, se algo não pode ser comprovado não da para saber se ele existe ou não. Por isso, que de acordo com essa corrente filosófica, como a existência do inferno é impossível de ser conhecida ou comprovada, não da para saber se ele existe ou não. Não há como saber o que acontece depois da morte, não há como conhecer; é isso que ensina essa corrente filosófica.

ANIQUILACIONISMO

            Aniquilacionismo é a teoria que defende que os “ímpios” deixarão de existir após a morte, ou seja, que ele será reduzido a nada, que ele deixará de existir, pois para muitos o ser humano é apenas físico e sua alma é apenas a sua psique que deixará de existir junto com a morte do corpo. É isso que defende o físico Stephen Hawking que disse que a vida após a morte é “conto de fadas para quem tem medo da morte”.

IMORTALIDADE CONDICIONAL

Os defensores dessa teoria ensinam que o homem não tem uma alma imortal, mas pode se tornar imortal se vier a crer em Jesus Cristo, caso isso não aconteça a alma deixa de existir com a morte do corpo.

SONO DA ALMA

            Algumas seitas, tais como os Adventistas do Último dia e as Testemunhas de Jeová, ensinam essa teoria de que a mente do ser humano não pode sobreviver longe do corpo, fora do corpo o ser humano não existe de acordo com essas seitas. Para eles o tempo entre o pós-morte e a ressureição a pessoa fica num estado de inconsciência.

UNIVERSALISMO

            Essa teoria propaga que todos serão salvos, todos irão para o céu.

PURGATÓRIO

            Essa teoria é uma doutrina católica que não tem respaldo na Bíblia, ela ensina que os que morrem na graça e amizade com Deus, mas que não estão completamente purificados ficam um tempo no purgatório até que sejam completamente purificados, eles baseiam essa teoria no livro apócrifo de 2° Macabeus 12.46.

REENCARNAÇÃO

            Teoria espírita que ensina que o ser humano tem múltiplas e sucessivas vidas.  Ela ensina que o ser humano retorna a vida, após a morte, com outro corpo; o termo abrange também o renascimento ou retorno sob a forma de outras espécies.

A VISÃO BÍBLICA

            Baseado no estudo sério das Escrituras, a Bíblia, podemos refutar cada uma dessas teorias, o que farei em outro post, não nesse, pois eu quero mostrar o que a Bíblia diz sobre o inferno, uma posição que está embasada no estudo sério da Bíblia, que é a Palavra de Deus.

A EXISTÊNCIA DO INFERNO


POSIÇÃO DA ORTODOXIA CRISTÃ

A ortodoxia cristã afirma, categoricamente, que existe o inferno. Essa é uma visão que emana da Bíblia, que deriva do estudo sério e sistemático da Palavra de Deus.
A doutrina sobre o inferno tem sido refutada ao longo da história, principalmente no século 20[1], pois essa oposição deriva de uma falsa compreensão de quem é Deus.

O QUE É O INFERNO?

            O inferno é o lugar de sofrimento consciente e sem fim da alma. O inferno é o lugar para aqueles que não conhecem a Deus e que desobedeceram ao evangelho (2º Tessalonicenses 1.8-9). O inferno é para a alma da pessoa e não para o corpo. Existe um lugar de sofrimento consciente e eterno que é tanto para a alma como para o corpo, em nossas traduções da Bíblia encontramos muitas vezes com o nome de Lago de Fogo ou inferno, mas no original, em grego, a palavra é Geena. O inferno é o lugar de sofrimento consciente entre o pós-morte e a ressureição.
            A palavra inferno, que encontramos na Bíblia, “é um termo usado por diferentes religiões, mitologias e filosofias, representando a morada dos mortos, ou lugar de grande sofrimento e de condenação. A origem do termo é latina: infernum, que significa "as profundezas" ou o "mundo inferior"[2].”. No Novo Testamento em Grego, temos três palavras que são traduzidas por inferno, são elas: Hades, Geena, e Tártaro.

HADES NA BÍBLIA

A palavra Hades aparece 10 vezes no Novo testamento[3] sendo que em 1º Coríntios 15.55 é uma variante textual.  Nessas passagens, abaixo, podemos notar, claramente, o contraste entre o Inferno (Hades) com o céu, ambos significando o lugar das almas no pós-morte, vemos ainda que o inferno (hades) é o lugar de sofrimento consciente da alma. O hades é o lugar da alma dos ímpios, daqueles que morreram sem conhecer a Deus e obedecer ao evangelho (2º Tessalonicenses 1.8-9).
Referencia Bíblica
Palavra na Versão em Grego
Versão Revista e Atualizada no Brasil
Mateus 11.23
Hades
E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás; porque, se em Sodoma se tivessem operado os milagres que em ti se operaram, teria ela permanecido até hoje.
Mateus 16.18
Hades
Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;
Lucas 10.15
Hades
E tu, Cafarnaum, porventura serás elevada até o céu? até o inferno descerás.
Lucas 16.23
Hades
No inferno, ergueu os olhos, estando em tormentos, e viu ao longe a Abraão, e a Lázaro no seu seio.
Atos 2.27
Hades
pois não deixarás a minha alma no inferno, nem permitirás que o teu Santo veja a corrupção;
Atos 2.31
Hades
prevendo isto, Davi falou da ressurreição de Cristo, que a sua alma não foi deixada no inferno, nem a sua carne viu a corrupção.
1º Coríntios 15.55
Hades (variante textual)
Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?
Apocalipse 1.18
Hades
Eu sou o que vivo; fui morto, mas eis aqui estou vivo para todo o sempre! e tenho as chaves da morte e do inferno.
Apocalipse 6.8
Hades
E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava montado nele chamava-se Morte; e o inferno seguia com ele; e foi-lhe dada autoridade sobre a quarta parte da terra, para matar com a espada, e com a fome, e com a peste, e com as feras da terra.
Apocalipse 20.13
Hades
O mar entregou os mortos que nele havia; e a morte e o além entregaram os mortos que neles havia; e foram julgados, cada um segundo as suas obras.
Apocalipse 20.14
Hades
E a morte e o inferno foram lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte, o lago de fogo.

GEENA NA BÍBLIA

            A palavra Geena aparece 12 vezes no Novo Testamento[4] e é, muitas vezes, traduzida por inferno ou inferno de fogo[5]. O geena é composta de duas palavras hebraicas Ge + Hinom[6] “o Vale de Hinom”. Nesse lugar muitas crianças foram queimadas ao deus Moloque (2º Crônicas 33.6). O geena ficava fora de Jerusalém, e na época de Jesus era o lugar onde era queimado o lixo da cidade. No julgamento do trono branco (Apocalipse 20.11-15), quando os ímpios ressuscitarão, a alma deles será juntada com o seu corpo e então serão lançados no Geena (lago de fogo). O Geena é o lugar de sofrimento consciente e sem fim do corpo e da alma, ele é o lugar definitivo de perdição/condenação de todos, anjos caídos (demônios), e homens (seres humanos) que não conheceram a Deus e obedeceram ao evangelho (2º Tessalonicenses 1.8-9).
Referencia Bíblica
Palavra na Versão em Grego
Versão Revista e Atualizada no Brasil
Mateus 5.22
Geena
Eu, porém, vos digo que todo aquele que se encolerizar contra seu irmão, será réu de juízo; e quem disser a seu irmão: Raca, será réu diante do sinédrio; e quem lhe disser: Tolo, será réu do fogo do inferno.
Mateus 5.29
Geena
Se o teu olho direito te faz tropeçar, arranca-o e lança-o de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
Mateus 5.30
Geena
E, se a tua mão direita te faz tropeçar, corta-a e lança-a de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que vá todo o teu corpo para o inferno.
Mateus 10.28
Geena
E não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma; temei antes aquele que pode fazer perecer no inferno tanto a alma como o corpo.
Mateus 18.9
Geena
E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo.
Mateus 23.15
Geena
Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! porque percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o tornais duas vezes mais filho do inferno do que vós.
Mateus 23.33
Geena
Serpentes, raça de víboras! como escapareis da condenação do inferno?
Marcos 9.43
Geena
 E se a tua mão te fizer tropeçar, corta-a; melhor é entrares na vida aleijado, do que, tendo duas mãos, ires para o inferno, para o fogo que nunca se apaga.
Marcos 9.45
Geena
Ou, se o teu pé te fizer tropeçar, corta-o; melhor é entrares coxo na vida, do que, tendo dois pés, seres lançado no inferno.
Marcos 9.47
Geena
Ou, se o teu olho te fizer tropeçar, lança-o fora; melhor é entrares no reino de Deus com um só olho, do que, tendo dois olhos, seres lançado no inferno.
Lucas 12.5
Geena
Mas eu vos mostrarei a quem é que deveis temer; temei aquele que, depois de matar, tem poder para lançar no inferno; sim, digo, a esse temei.
Tiago 3.6
Geena
A língua também é um fogo; sim, a língua, qual mundo de iniqüidade, colocada entre os nossos membros, contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, sendo por sua vez inflamada pelo inferno.

            Quantas pessoas estão no Geena hoje? Nenhuma, pois ainda não houve a ressureição dos ímpios. Quantas pessoas estão no inferno (hades)? Todos aqueles que não conheceram a Deus e não obedeceram ao evangelho.

TÁRTARO NA BÍBLIA

Por fim, temos a palavra tártaro, que aparece apenas uma vez na Bíblia e é o lugar de prisão de alguns anjos caídos – demônios, pois nem todos os demônios estão soltos no planeta terra.
Referencia Bíblica
Palavra na Versão em Grego
Versão Revista e Atualizada no Brasil
2º Pedro 2.4
Tártaro
 Porque se Deus não poupou a anjos quando pecaram, mas lançou-os no inferno, e os entregou aos abismos da escuridão, reservando-os para o juízo;

O INFERNO É REAL E A CONDENAÇÃO ETERNA É UMA REALIDADE!

 

 O FIM SEM FIM (AGOSTINHO)

            Existe um ditado popular que diz que “todos os caminhos levam a Deus”, mas isso é uma mentira! Todos os caminhos levam ao inferno! Só existe um caminho que leva o ser humano para Deus, e esse caminho é Jesus. Respondeu Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim”. (João 14.6)
A perdição eterna (morrer sem fim) é ser lançado no Geena, um fogo eterno, que nunca se apaga, um fogo que não tem fim, um lugar que inicialmente foi criado para o Diabo e seus anjos, e será o lugar de destino final também de todos que não conheceram a Deus e não obedeceram ao evangelho.
"Então ele dirá aos que estiverem à sua esquerda: ‘Malditos, apartem-se de mim para o fogo eterno, preparado para o diabo e os seus anjos”. (Mateus 25.41)
O inferno é expressão da ira de Deus!
“Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". (João 3.36)
A fumaça nunca para de ser produzida. Será um tormento eterno, sem fim e sem descanso.
“... e a fumaça do tormento de tais pessoas sobe para todo o sempre. Para todos os que adoram a besta e a sua imagem, e para quem recebe a marca do seu nome, não há descanso, dia e noite". (Apocalipse 14.11)
O inferno é um lugar de densas trevas
“São ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos; estrelas errantes, para as quais estão reservadas para sempre as mais densas trevas”. (Judas 13)
No inferno haverá choro e ranger de dentes
“Mas os súditos do Reino serão lançados para fora, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes". (Mateus 8.12)
“E lancem fora o servo inútil, nas trevas, onde haverá choro e ranger de dentes”. (Mateus 25.30)
O inferno é um lugar de tormentos
"E no inferno ergueu os olhos, estando em tormentos...”. ( Lucas 16:23)
O inferno é um lugar de fogo
O homem rico em Lucas 16.24 gritava: ". . .Estou atormentado nesta CHAMA." Em Mateus 13.42, Jesus diz: "E lançá-los-ão na FORNALHA DE FOGO: ali haverá pranto e ranger de dentes. Em Mateus 25.41, versículo já citado acima, Jesus diz: "Apartai-vos de mim, malditos, para o FOGO eterno,. . .” Apocalipse 20.15 diz, " E aquele que não foi achado escrito no livro da vida foi lançado no LAGO DE FOGO."
O Diabo não é o rei do inferno
O Diabo não está no inferno ele não é o rei do inferno ele está buscando uma brecha para nos tragar (1º Pedro 5.8). Jesus é o rei do inferno, Jesus é o soberano que domina o inferno, é Jesus quem tem a chave do inferno (Apocalipse 1.18). O Diabo será lançado no lago de fogo (Geena) onde sofrerá o justo castigo de Deus por toda a eternidade.
No Inferno não existe perspectiva de melhora
Dante Alighieri escreveu uma obra de ficção chamada A Divina Comédia no século XIV, essa obra está divida em três partes: Inferno, Purgatório, Paraiso. Na descrição fictícia que ele faz do inferno, ele conseguiu, com uma perspicácia impressionante, descrever a real condição de quem está e estará lá. Em sua obra A Divina Comédia – Inferno –  ele diz que na porta do inferno está escrito: “Deixai toda esperança ó vós que entrais”

NÃO HÁ ESPERANÇA PARA QUEM ESTÁ NO INFERNO!

            No exato momento em que você fechar os olhos para esta vida você descobrirá onde passará a eternidade. Não há esperança depois da morte, o autor de Hebreus disse: “E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo depois disso o juízo...” (Hebreus 9.27) Assim que você fechar os olhos para essa vida, você descobrirá onde passará a eternidade, saberá se será uma eternidade de trevas, ranger de dentes, choro, remorso, desesperança. Quão triste é para as pessoas que ao morrerem descobre que passarão a eternidade em eterno sofrimento, sem nenhuma esperança! Enquanto temos vida, por maior que seja o sofrimento, ainda podemos ter esperança de um futuro melhor, mas para aqueles que morreram sem obedecer ao evangelho não resta mais nenhuma esperança.
Você sabe onde passará a eternidade?
Hoje Jesus vem até você como o Salvador, chegará o dia em que ele virá como Juiz, e ai daqueles que não conheceram a Deus e não obedeceram ao evangelho!

AS CARACTERÍSTICAS DOS QUE VÃO PARA O INFERNO!

 “Como labareda de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; Os quais, por castigo, padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder...” (2º Tessalonicenses 1.8-9)

Quem vai para o inferno?

1.    Os que não conhecem a Deus.
2.    Os que não obedeceram ao evangelho.

            Você conhece a Deus? Você anda com Ele? Você tem comunhão com Ele? Você é amigo dEle?
             Você aceitou o convite do evangelho? Você obedece ao evangelho?
“Não vos maravilheis disto; porque vem a hora em que todos os que estão nos sepulcros ouvirão a sua voz. E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação”. (João 5:28-29)

            O que eu preciso fazer para ressuscitar para vida eterna? Jesus diz que “os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida”, o que é fazer o bem?  
            Muitos ainda tinham dúvidas sobre o que é fazer o bem, sobre o que é fazer a obra de Deus, uma vez que essa é condição para herdar a vida eterna. Veja a pergunta que fizeram para Jesus:

“Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus?” (João 6.28)

E Jesus respondeu:

“Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou”. (João 6.29).
            Para herdar a vida eterna você precisa obedecer ao evangelho e obedecer ao evangelho é crer naquele que Deus enviou, ou seja, você precisa crer em Jesus Cristo e recebê-lo como o seu Senhor e Salvador! A boa obra de Deus que leva para o céu é uma só. Que creias naquele que por ele foi enviado. A obra de Deus é crer em Jesus ao ponto de se render a Jesus, atendendo ao chamado do evangelho.
Jesus está à destra de Deus, no paraíso! Quando chegar o seu tempo de partir dessa terra, você vai querer seguir Jesus e estar onde ele está?
Você sabe qual é o maior perigo que ronda a sua vida?
R. Morrer nos seus pecados, pois se você morrer nos seus pecados você não poderá ir para onde Jesus foi!
“Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Eu retiro-me, e buscar-me-eis, e morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, não podeis vós vir”. (João 8.21)
Pense nisso e tome a decisão correta o mais breve possível, pois se você ainda não tomou essa decisão, você está correndo um sério risco!




[1] FERREIRA, FRANKLIN. Teologia Sistemática: Uma análise histórica, bíblica, e apologética para o contexto atual. – São Paulo: Vida Nova, 2007, pág. 1076.
[2] http://pt.wikipedia.org/wiki/Inferno - Acessado em 25-05-2015.
[3] Concordância Fiel do Novo Testamento – Volume 1 – Grego – Português.
[4] Concordância Fiel do Novo Testamento – Volume 1 – Grego – Português.
[5] Novo Testamento Interlinear grego – português. – Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
[6] BUCKLAND. Dicionário Bíblico Universal. 18º Impressão – Editora Vida, 2003.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO