SUPRIMINDO A VERDADE


Portanto, a ira de Deus é revelada do céu contra toda impiedade e injustiça dos homens que suprimem a verdade pela injustiça, pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. (Romanos 1.18-19)
Ninguém pode apreciar corretamente uma boa noticia quando pensa que se está tudo bem consigo mesmo, quando imagina que sua vida está legal e que não tem necessidade de nada. Ninguém pode apreciar uma boa noticia adequadamente quando pensa que esta em paz com Deus. Quando estamos em uma situação ruim apreciamos corretamente a boa noticia, quando reconhecemos que a nossa situação é bastante complicada e que a noticia boa vem resolver esse problema, nós a apreciamos corretamente.
Então vou começar a falar da situação ruim que a humanidade se encontra, “pois todos pecaram e estão afastados da glória de Deus” (Romanos 3.23), e por conta desse pecado toda a raça humana está morta espiritualmente Pois o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor”. (Romanos 6.23), consequentemente a raça humana está debaixo da ira de Deus, pois “Quem crê no Filho tem a vida eterna; já quem rejeita o Filho não verá a vida, mas a ira de Deus permanece sobre ele". (João 3.36) Está é uma noticia muito ruim, a raça humana está permanentemente afastada de seu criador por causa do pecado e, por estar afastada do seu criador por conta do pecado, todos estão debaixo da ira de Deus. Existem muitos pregadores que tem falado apenas do amor de Deus e não tem falado da severidade de Deus (Romanos 11.22). Ao falar apenas do amor de Deus eles falam de uma meia verdade, não falam do evangelho todo, ou seja, aquele que rejeita o Filho permanece debaixo da ira de Deus, debaixo da condenação de Deus, para estes que rejeitam o filho só restará à severidade de Deus. Considere, pois a bondade e severidade de Deus!
Infelizmente muitas pessoas não consideram a ira de Deus, elas acham que Deus é incapaz de condenar uma pessoa a existir eternamente no inferno, pois Ele é amor. E pensando dessa maneira elas não veem razão para temer e obedecer a Deus, elas dizem: a final se Ele é amor Ele nos entender e vai nos perdoar porque Ele sabe que nós só queremos ser felizes.
Deus está irado com os seres humanos por conta do pecado. Deus está irado com os homens, pois eles não buscam a Ele, Deus está irado com os seres humanos porque eles não dão a glória devida a Ele. Deus está irado com os seres humanos, pois eles suprimem a verdade e fazendo isso não chegam a Deus, não rendem glória a Deus, não obedecem a Deus. A grande questão aqui não é que os homens não tiveram nenhuma revelação de Deus, pois Deus se revelou a toda à humanidade através da criação.
“... pois o que de Deus se pode conhecer é manifesto entre eles, porque Deus lhes manifestou. Pois desde a criação do mundo os atributos invisíveis de Deus, seu eterno poder e sua natureza divina, têm sido vistos claramente, sendo compreendidos por meio das coisas criadas, de forma que tais homens são indesculpáveis; porque, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe renderam graças, mas os seus pensamentos tornaram-se fúteis e os seus corações insensatos se obscureceram. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos e trocaram a glória do Deus imortal por imagens feitas segundo a semelhança do homem mortal, bem como de pássaros, quadrúpedes e répteis”. (Romanos 1.19-23)
            A grande questão é que ao terem a revelação de Deus na criação os homens não o honraram e não se voltaram para Deus, não o obedeceram, mas preferiram adorar a criatura ao invés do criador. Os homens de todas as épocas suprimem a verdade, ou seja, eles sabem que existe um Deus Santo, um Deus que um dia vai cobrar a insensatez da humanidade, que um dia vai julgar o homem por conta do seu pecado, mas eles não se arrependem, não querem buscar a Deus, não querem mudar de vida, não querem adotar os princípios da Palavra de Deus. Não é uma questão de não saber o que é correto fazer, não é uma questão de que não tiveram nenhuma revelação de Deus, não é uma questão de que eles não sabem qual o caminho a seguir, a questão é que eles sabem a verdade, eles sabem que Deus existe, eles sabem o que é correto fazer, mas não querem, não querem se submeter aos princípios da Palavra de Deus, não querem obedecer, não querem seguir a Deus em obediência incondicional, pois estão mortos em seus pecados.
            Suprimir é "impedir", "sufocar", "para prender", "para colocar em detenção", "obscurecer", ou "para reprimir”. O pecado que as pessoas que não querem obedecer a Deus é que elas sufocam a verdade que está em suas mentes empurrando-a para o subconsciente, elas fazem um esforço tremendo para reprimir a verdade, ou seja, conter a ação da revelação de Deus em seus estilos de vida, as pessoas não querem mudar.
Deus se revelou na natureza para toda a humanidade. Veja o que o salmista disse a esse respeito: “Os céus declaram a glória de Deus; o firmamento proclama a obra das suas mãos. Um dia fala disso a outro dia; uma noite o revela a outra noite. Sem discurso nem palavras, não se ouve a sua voz. Mas a sua voz ressoa por toda a terra, e as suas palavras, até os confins do mundo”. (Salmos 19.1-4)
Qual verdade os seres humanos estão suprimindo? É a verdade de Deus. A verdade de que Deus se revela a toda a raça humana na natureza, não é a verdade revelada na Bíblia, embora os seres humanos também suprimem essa verdade, mas nesse texto o apóstolo Paulo está falando da verdade de Deus revelada na natureza a toda humanidade. A palavra que Paulo usa em grego é phoneros que quer dizer “mostrar claramente”. O conhecimento que Deus deu de si mesmo na natureza não é um conhecimento obscuro. A verdade de Deus manifestada na criação é tão clara que todos os moradores da terra podem ver!
Você já meditou em como Deus se revela em toda criação? Você vive de acordo com essa revelação, dando gloria a Deus, ou seja, seguindo-o e obedecendo-o? Você faz parte do grupo de pessoas que estão suprimindo a verdade por que não querem se submeter a vontade de Deus e aos seus princípios de vida? Como você entende a Deus, apenas um Deus de amor, ou você considera a bondade junto com a severidade de Deus (Romanos 11.22)? Você está disposto a seguir a Deus se submetendo a sua Palavra, se arrependendo dos seus pecados e crendo em Jesus Cristo como o seu Senhor e Salvador?
ORAÇÃO:
Senhor, Deus Criador, a terra toda esta cheia da sua glória, a terra toda está cheia da sua revelação a todos os seres humanos. Eu seu que tu existe, mas tenho dificuldades em me submeter a tua vontade, na verdade muitas vezes eu não quero fazer isso, tem misericórdia de mim e me perdoa. Ajuda-me a ajustar a minha vida de acordo com a tua vontade. Ajuda-me a viver dando glória ao teu nome através de uma vida de obediência a ti. Eu desejo que Jesus Cristo seja o meu Senhor e o meu salvador, em nome de Jesus Cristo, amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO