INTERPRETANDO O FIM DO MUNDO ATRAVÉS DA ESCATOLOGIA BÍBLICA.


Precisamos Falar Sobre a Volta de Jesus
“Visto que os cristãos têm basicamente cessado de pensar no outro mundo é que eles têm se tornado ineficazes neste” (C.S. Lewis)
Creio que grande parte da igreja contemporânea não pensa muito na terra prometida, nas promessas do por vir, naquilo que Deus preparou para os seus filhos que foram lavados pelo sangue do Cordeiro, e consequentemente, perdeu o foco. Precisamos reverter esse quadro, pois o estudo das últimas coisas é essencial para mantermos uma vida de retidão e justiça aqui e agora.  A santidade tem sido gradualmente abandonada e temos visto uma onda, jamais vista, de crentes carnais, talvez estejamos vivendo a apostasia dos últimos dias. O Apóstolo João disse: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”. (1º João 3.2-3) Pensar na manifestação de Jesus Cristo, em sua vinda, é uma tarefa que temos deixado de fazer e isso tem afetado, diretamente, na maneira que vivemos. A manifestação de Jesus Cristo trará não apenas transformação dos salvos, mas uma série de eventos que mudará, completamente, o estado atual das coisas, e precisamos refletir sobre isso.
O que é Escatologia?
A palavra escatologia tem origem em duas palavras gregas: eschatos = último; e logos = estudo. Juntando, as duas significam: Estudo das ultimas coisas ou Doutrina das Últimas Coisas.  A palavra escatologia começou a ser usada a partir de 1844. A Escatologia estuda: o estado depois da morte, a “Grande Tribulação”, a segunda vinda de Cristo, a ressurreição dos mortos, o juízo final, o céu e o inferno, bem como todas as passagens bíblicas que falam do destino final da humanidade.
Principais Correntes Escatológicas
Existem várias correntes teológicas sobre o final dos tempos, devido a isso, não existe muita conformidade entre os evangélicos em como se dará os eventos que antecede o retorno de Jesus Cristo. O que todos concordam é que a volta de Jesus Cristo será física e visível, haverá sinais, haverá sofrimento, haverá o arrebatamento dos salvos, a apostasia dos últimos dias, a vinda dEle será repentina.  Dentre as correntes que interpretam os eventos do final dessa era, podemos citar as seguintes correntes de orientação interpretativa escatológica:
·         Pré-Tribulacionista
·         Pós-Tribulacionista
·         Meso-Tribulacionista
·         Dispensacionalismo
·         Amilenismo
·         Pré-Milenismo
·         Pós-Milenismo
A corrente Pré-Tribulacionista ensina que igreja será arrebatada antes da Grande Tribulação de 07 anos que antecede o milênio.
A corrente Pós-Tribulacionista ensina que a igreja passará pela Grande Tribulação e será perseguida pelo Anticristo.
A corrente Meso-Tribulacionista ensina que a igreja passará por metade da Grande Tribulação (3,5 anos) e será arrebatada no meio dela.
A corrente dispensacionalista ensina que a história está divida em dispensações: Inocência ou Edênico, Conciência ou Antediluviano, Governo Humano, Patriarcal ou Promessa, Mosaico ou Lei, Graça ou Igreja, Reino Milenar, Estado Eterno ou final. Para essa corrente estamos na dispensação da Graça ou Igreja.
Os amilenistas são aqueles que creem que Jesus Cristo não terá um Reino Milenar Terreno/literal na terra, ou seja, as pessoas que creem dessa maneira acreditam que o Reino Milenar de Cristo, descrito em Apocalipse 20, já iniciou com o inicio da igreja, ou seja, o Reino Milenar de Cristo começou com o advento da Igreja. Na visão amilenista, “o milênio é a era em que a influência de Satanás sobre as nações sofre grande redução de modo que o evangelho pode ser pregado por todo o mundo”, os súditos do Reino, que reinam com Cristo são aqueles cristãos que já morreram e estão nos céus com Cristo, não é um reino físico, na terra, mas um reino espiritual/celestial.
Os pré-Milenista acreditam que a volta de Jesus Cristo será antes dos mil anos, e esse período de mil anos, eles entendem que será uma época em que Jesus Cristo reinará literalmente/fisicamente na terra.
Os pós-Milenistas acreditam que a volta de Jesus Cristo será após o “milênio”. Milênio este que de acordo com essa corrente, não pode ser interpretado literalmente como sendo mil anos, mas sim um longo período de tempo em que Cristo reinará. Para essa corrente Cristo retornará quando os cristãos (e não Cristo), estabelecerem o Reino na terra.
Conclusão

Dado essas informações básicas sobre cada corrente escatológica, nos próximos artigos, farei uma abordagem dos textos que falam sobre o fim dos tempos e consequentemente da segunda vinda de Cristo, sem levar em conta essas correntes teológicas, não sei se isso é possível, mas vou tentar. Farei abordagens dos textos que falam da segunda vinda de Cristo analisando, basicamente o texto Sagrado em si, sem levar em conta as mais diversas correntes escatológicas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO