OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE - SOLA SCRIPTURA


Você sabe o que comemoramos no dia 31 de Outubro? É um evento que aconteceu no passado que transformou, não somente a igreja, mas toda uma sociedade e influenciou gerações. Não estou falando dos dias das bruxas. Muitos que professam o cristianismo lembram-se mais dos dias da bruxa, essa comemoração pagã, do que o evento do qual estou falando. Estou falando da Reforma Protestante que ocorreu em 31 de Outubro de 1517 e nesse ano, em 2015, estaremos comemorando 498 anos da Reforma Protestante.
A Reforma Protestante transformou a sociedade e transformou o cristianismo para sempre. Parte da igreja estava cansada da corrupção e dos abusos que estavam acontecendo na Igreja Católica daquele tempo. Os reformadores, que queriam reformar a igreja e não criar novas igrejas, foram guiados pela convicção de que a igreja do seu tempo tinha se desviado da Bíblia, tinha se desviado dos ensinamentos da Palavra de Deus, tinha se desviado das doutrinas essências do cristianismo, doutrinas essas que estavam e estão explicitas na Palavra de Deus, a Bíblia. A Reforma buscou guiar a igreja daquele tempo para os ensinamentos de Jesus Cristo e a mensagem e modelo da igreja primitiva.
Os cinco Solas são frases latinas que surgiram na época da reforma e que resumem o ensino dos reformadores, ou seja, resumem as convicções teológicas dos reformadores sobre a essência do cristianismo baseado na Palavra de Deus, a Bíblia.
Os Cinco Solas da Reforma Protestante são: Sola Scriptura, Sola Christus, Sola Gratia, Sola Fide, Soli Deo Glória.  Sola Scriptura – (Somente a Escritura) – A Bíblia é a nossa maior autoridade; Sola Fide – (Somente a Fé) – Nós somos salvos por meio da fé em Jesus Cristo; Sola Gratia – (Somente a Graça) – Nós somos salvos pela graça de Deus; Solus Christus – (Somente Cristo) – Jesus Cristo é o nosso Senhor, Salvador e Rei; Soli Deo Glória – (Somente a Deus a Glória) – Nós vivemos para a glória de Deus.
SOLA SCRIPTURA – Somente a Bíblia é a nossa regra de fé e prática. Ela é a autoridade máxima para guiar a vida do cristão. Ela é a verdade de Deus que nos guia, ela é a verdade de Deus que nos santifica e nos aperfeiçoa para encontrarmos com Deus (João 17.17, Hebreus 12.14). A Bíblia nos dá tudo o que precisamos para formar a teologia, ou seja, para formar o nosso entendimento de quem é Deus, de quem é o Homem, de onde nós viemos e para onde iremos, qual o sentido da vida humana, o que é pecado, quem é Jesus Cristo, quem é o Espírito Santo, qual o futuro do planeta terra, como viver uma vida que agrada a Deus. Cada palavra dos 66 livros da Bíblia (39 do Antigo Testamento e 27 do Novo Testamento), é inspirado pelo Espírito Santo e é Ele quem nos dá o entendimento das Escrituras e a capacidade para obedecer.
Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça,
para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra. (2º Timóteo 3.16-17)
Antes de mais nada, saibam que nenhuma profecia da Escritura provém de interpretação pessoal, pois jamais a profecia teve origem na vontade humana, mas homens falaram da parte de Deus, impelidos pelo Espírito Santo. (2º Pedro 1.20-21)
Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar, de forma que, por meio da perseverança e do bom ânimo procedentes das Escrituras, mantenhamos a nossa esperança. (Romanos 15.4)
Vemos nesses versículos o propósito da Palavra de Deus para as nossas vidas. Ela é a regra de fé, ou seja, é ela que nos ensina em quem crê e como Crer; ela é nossa regra de prática, ou seja, é ela que nos ensina o que praticar e como praticar. Nenhum outro livro, nenhuma outra instituição, nenhum ser humano, nem mesmo qualquer anjo, nenhuma tradição, está acima do que está escrito na Palavra de Deus, a Bíblia.
Você quer agradar a Deus? Leia e estude a Palavra de Deus, a Bíblia. Ela contém tudo o que precisamos para viver uma vida que agrada a Deus, ela nos direciona para aquilo que agrada a Deus, ela é nossa regra de fé e prática.
A igreja hoje tem olhado para a Bíblia e extraído dela as suas práticas ou ela tem sido influenciada por algo extra bíblico? A suas práticas e sua fé tem como fundamento a Bíblia ou vem de um ensino que não está na Bíblia?

Somente as Escrituras é suficiente para nos guiar no único caminho que leva o ser humano a Deus, Jesus Cristo, somente a Bíblia é suficiente para direcionarmos no centro da vontade de Deus, somente a Bíblia nos mostra a maneira correta de crer em Jesus Cristo para a vida eterna. Deixe a Bíblia guiar a tua vida, pois ela é a bússola inspirada pelo próprio Deus para nos guiar em tudo o que agrada a Deus e para nos dar plena satisfação, felicidade verdadeira tem aqueles que são conduzidos pelos ensinos da Palavra de Deus.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO