OS CINCO SOLAS DA REFORMA PROTESTANTE - SOLA GRATIA


Os cinco solas são doutrinas essências do cristianismo que juntos resumem o ensino bíblico das doutrinas da graça para o ser humano. Todas elas estão intimamente ligadas, de maneira que se houver desvio em uma dessas doutrinas haverá desvio nas outras também e a pureza do evangelho estará comprometida. Quer ter um falso evangelho? Corrompa qualquer uma dessas doutrinas (Solas) e você terá um evangelho falso.
A Bíblia diz: “Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie”. (Efésios 2.8-9) A graça é um dom de Deus, é um presente que o escolhido recebe sem que ele tenha que fazer nada, pois não há nada que o ser humano possa fazer que vai fazer com que ele mereça um presente de Deus. O ser humano só pode ser salvo da ira de Deus pela graça de Deus. Nenhuma boa ação que o homem pode fazer torna-o digno de receber um presente de Deus ou de escapar da ira de Deus, pois toda e qualquer obra que o ser humano realiza com o intuito de agradar a Deus que não é feita em Jesus Cristo é como trapos de imundícia para Deus, não tem valor algum e ainda ofende a Deus (Isaias 64.6). Essa é a realidade do homem sem Jesus Cristo, do homem que não recebeu a graça de Deus, tudo o que ele faz ofende a Deus.
Sem a graça de Deus ter alcançado o ser humano, não há quem busque a Deus, sem a graça de Deus ter alcançado a sua vida, você não deseja a Deus, não tem vontade de agradar a Deus, você o rejeita, você o ignora, o ser humano que não foi alcançado pela graça de Deus é inimigo de Deus.
            Sem a graça de Deus não há esperança, somente desesperança; sem a graça de Deus não há amparo, somente desamparo; sem a graça de Deus não existe fé verdadeira, apenas incredulidade disfarçada; sem a graça de Deus não há a busca por Deus, o homem foge de Deus; sem a graça de Deus o ser humano inventa um Deus em sua mente, concebe um deus conforme o seus desejos, o Deus verdadeiro não é honrado e glorificado; sem a graça de Deus o homem serve ao Diabo, não serve a Deus; sem a graça de Deus o ser humano caminha pelo caminho largo, não anda pelo caminho estreito; sem a graça de Deus o ser humano caminha para o inferno, não para o céu; sem a graça de Deus não existe arrependimento, somente remorso; sem a graça de Deus não existe regeneração, apenas morte; sem a graça de Deus o homem sofrerá eternamente, com a graça de Deus ele gozará eterna alegria em Deus.
            Somente a graça, significa que Deus me amou e me escolheu por causa da sua misericórdia, ela é a causa de não sermos consumidos é ela que nos dá esperança (Lamentações 3.21-23), somente por causa da sua bondade recebemos o bem do Senhor, nenhum ser humano é digno de ser salvo, é por causa da graça de Deus que o homem se arrepende e crê em Jesus Cristo.
Somente a graça, faz do evangelho uma boa noticia de fato, pois a Bíblia diz que o homem não busca a Deus (Romanos 3.11), no entanto, repetindo o que aconteceu no jardim do Éden (Gênesis 3.8-10), Deus busca o homem para reconcilia-lo consigo mesmo (Lucas 19.10), em Jesus, pela graça, Deus reconcilia o homem consigo mesmo (2º Coríntios 5.19). Somente a Graça, é receber o perdão imerecido de Deus. Quando há perdão o ofendido vai atrás do ofensor e promove a reconciliação. Deus em Cristo estava reconciliando o mundo consigo mesmo, o ofendido estava em busca do ofensor, pois o ofendido sabia que o seu ofensor estava perdido e cego em seu pecado. Isso é perdão! Isso é graça de Deus imerecida!
Em que você baseia a sua aceitação diante de Deus? Suas realizações? Sua bondade? Sua generosidade? O que você faz para merecer o amor de Deus? O que você deixa de fazer para que Deus te ame mais? Não há nada que você possa fazer ou deixar de fazer que fará com que você mereça o amor de Deus, isso é graça!
Encerro com um dos hinos mais bonitos da história da igreja composto por John Newtton – Amazing Grace:

Graça incrível

Maravilhosa graça, quão doce é o som
Que salvou um miserável como eu
Eu estive perdido, mas agora fui encontrado
Era cego, mas agora eu vejo

Foi a graça que ensinou meu coração a temer
E a graça meus medos aliviou
Quão preciosa foi a aparição da graça
Na hora em que eu acreditei

Minhas correntes se foram, Eu fui liberto
Meu Deus, meu Salvador, me resgatou
E como num dilúvio, Sua misericórdia chove
Amor sem fim
Graça incrível

O Senhor prometeu-me o bem
Sua palavra assegura minha esperança
Ele meu escudo e porção será
Enquanto a vida durar

Minhas correntes se foram, Eu fui liberto
Meu Deus, meu Salvador, me resgatou
E como num dilúvio, Sua misericórdia chove
Amor sem fim
Graça incrível

A terra em breve se dissolverá como neve
O sol se absterá de brilhar
Mas Deus, Quem me chamou aqui em baixo
Será para sempre meu
Será para sempre meu
Você é para sempre meu



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO