VENCENDO O MAL DE CADA DIA


“Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal". (Mateus 6.34)
Como enfrentar o mal que me aflige hoje? Como superar os problemas que tentam me fazer desistir? Como superar a escassez em tempos de crise?
Eu posso superar esse problema que estou passando?
Ter fé, a fé salvadora, é um presente de Deus (Efésios 2.8; Hebreus 12.2). E ter essa fé é uma garantia de que ela não nos fará falta no futuro, ou seja. Se você tem a fé salvadora hoje, terá essa mesma fé amanhã para enfrentar os problemas de amanhã, mas antes de se preocupar com o amanhã, espere o amanhã chegar e enfrente os problemas de hoje, em outras palavras vença o mal hoje, viva um dia de cada vez, pois como bem falou John Piper “Confiar em Cristo hoje inclui o crer que Ele lhe dará a confiança de amanhã, quando o amanhã chegar”.
Existe um ditado popular que diz: “Deus dá o frio conforme o cobertor”, ou seja, a dificuldades que são enfrentadas sempre tem uma magnitude que a pessoa, vitima dela, pode suportar ou superar. Deus determina para cada dia apenas aquilo que os seus filhos podem suportar, você nunca será provado além das suas forças, além da sua capacidade de enfrentar o problema. A Palavra de Deus diz: “Não veio sobre vós provação, senão humana; mas fiel é Deus, que não vos deixará provar acima do que podeis, antes com a provação dará também o escape, para que a possais suportar”. (1º Coríntios 10.13) Deus é fiel e não permitirá uma prova que seja mais forte do que você, que você não possa suportar, aguente firme, resista, vença o seu mal hoje, pois as provações que Deus permite em sua vida não são para de reprovar, mas para confirmar que você é dele e para fazer você crescer na fé e amadurecer em sua vida. Quando Deus permite o sofrimento em sua vida ela está te direcionando para o crescimento, as barreiras da vida não são para você ficar estagnado, sem crescimento, mas são colocadas por Deus para que você possa superá-las e crescer.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Filipenses 4.6) Essa é uma maneira maravilhosa de viver, colocar todas as nossas ansiedades, medos e temores diante de um Deus que cuida de nós, que quer o melhor para os seus filhos, mesmo que esse melhor seja conquistado através de muito sofrimento, o resultado será muito bom para você, creia! A razão de que os filhos de Deus (veja quem são os filhos de Deus em João 1.12) sairão vencedores do conflito está baseado nas misericórdias do nosso Deus e juntos com Jeremias podemos fazer essa grande declaração de fé e de verdade: “Graças ao grande amor do Senhor é que não somos consumidos, pois as suas misericórdias são inesgotáveis. Renovam-se cada manhã; grande é a tua fidelidade! (Lamentações 3.22-23) As misericórdias de Deus para hoje são suficientes para você superar os problemas de hoje, não se preocupe com o amanhã, pois amanhã as misericórdias serão renovadas novamente para que os problemas de amanhã sejam superados, vença o seu mal a cada dia. As misericórdias do Senhor são uma fonte inesgotável de poder e graça para superação de qualquer problema que você venha enfrentar!
Lembra-se do povo de Israel no deserto? Quando eles estavam com fome no deserto Deus fez cair dos céus o maná que os sustentavam. Quantas vezes por dia o maná caia dos céus para eles? Uma única vez. O que acontecia se ao invés de confiar que a previdência de Deus chegaria no dia de amanhã também, eles guardasse o maná para o dia seguinte? O maná apodrecia. As misericórdias de hoje são para hoje, amanhã será outro dia e junto com os problemas de amanhã Deus dará os escapes também, pois Ele é fiel e cuida de todos os seus filhos.
Só poderemos enfrentar o mal que lesa a nossa existência no voltando para Deus e suas misericórdias, pois todo o mal que enfrentamos são para o nosso bem estar e não para o mal, para nos derrubar, nos destruir, pois assim diz o Senhor: “Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro”. (Jeremias 29.11) Todo mal que enfrentamos, toda preocupação que enfrentamos, toda dor que enfrentamos, todo sofrimento que enfrentamos é para que através desse mal, Deus cumpra a sua vontade e seja glorificado através das nossas vidas, pois Deus está nos levando para além daquilo que pensamos ou imaginamos (veja Romanos 8.28-29).
ORAÇÃO:
Senhor Deus, nosso Pai de amor, Tu és rico em misericórdia e eu te agradeço, pois tudo o que acontece comigo, todo mal que eu enfrento, eu sei que enfrento com o apoio da tua misericórdia, e é por causa dela que não derrotado, que não sou consumido. Ajuda-me Senhor a enfrentar os problemas de hoje, o mal de hoje, livra-me de todo mal dando me graça e confiança em ti para supera-los. Ensina-me a vive na tua dependência, pois eu seu que os planos do Senhor para mim são planos para me fazer prosperar e atingir o objetivo que o Senhor quer para a minha vida. Em Nome de Jesus Cristo, amém.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO