DIÁLOGO COM CALVINO – DIÁLOGO #10 OS INIMIGOS DO CONHECIMENTO DE DEUS - INIMIGO 2 – APOSTASIA


Diz o tolo em seu coração: “Deus não existe”. (Salmos 14.1, 53.1) Essa afirmação, diz Calvino, é feita por aqueles que sufocaram a semente divina em seus corações e se fizeram insensatos, é consequência de um coração que se tornou insensível pelo modo errado de viver, constantemente em negação a semente divina implantada em sua natureza, é resultado da persistência em viver no pecado que os faz repelirem furiosamente toda lembrança de Deus, que, no entanto, é espicaçada a consciência constantemente sem ser constrangido ou incitado por outrem – o senso da divindade.
A negação da existência de Deus por parte do tolo, consiste em despojar Deus de seu juízo e providência, trancafiando-o como alguém que nada faz nos céu e que consequentemente não interfere nos acontecimentos do mundo e não pune o ímpio, ora, se estes homens conseguirem eliminar o temor do julgamento divino, se entregarão, sem pudor e despreocupados, a qualquer prática que tiverem vontade.
A punição de Deus para estes homens é dar-lhes olhos que não veem, ouvidos que não ouvem e mentes que não entendem, o coração deles está coberto de gordura e não temem a Deus e se aprovam em todas as suas demandas (Mateus 13.14,15; Isaias 6.9,10; Salmos 10.1, 17.10 e 36.1).
Embora os homens sejam compelidos pelo senso da divindade a reconhecer Deus, eles diminuem a glória de Deus privando-o, por exemplo, de poder, consequentemente, de seu juízo e providência, ou seja, eles forjaram um deus falso, um ídolo que é inerte e inútil, isso é uma negação de Deus que se revelou nas Escrituras – a Bíblia. Ainda que estes homens lutem contra o senso da divindade e tentem obstinadamente lança-lo para fora de suas consciências e até mesmo remove-lo do Céu, como na afirmação: “Deus na existe”, constantemente eles são levados a “barra do tribunal de Deus” e o senso do juízo lhes perturba a mente. Mas estes homens lutam para que não se abata e domine sobre eles nenhum temor, lançando contra Deus violentamente como na negação: “Deus não existe”, ou tentando diminuir o seu poder, mas quanto mais fazem isso, mais cega se torna a sua ira contra Deus e mais ficam insensíveis a Deus, reina neles um esquecimento de Deus.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO