EDUCANDO FILHOS A MANEIRA DE DEUS - COMO CRIAR UM FILHO MORAL


Esta questão nos chama a atenção é o título dessa meditação: “Como Criar um Filho Moral?”. Pois se pensarmos rapidamente, sem ponderarmos, no primeiro momento podemos dizer a nós mesmos: Como Assim? Não quero criar um filho rígido, intransigente. E essa repulsa pela palavra moral tem haver com a estrutura de plausibilidade da sociedade em que vivemos, tem haver com a influência da nossa sociedade, influência esta que é passada principalmente pelos meios de comunicação. Mas se refletirmos um pouco veremos que a criação de um filho(a) envolve o ensinamento da moral, pois não existe ninguém que seja amoral, ninguém é neutro, todos somos influenciados por uma moral, todos nós tomamos decisões diárias baseados na moral que seguimos.   
Agora precisamos decidir qual moral será passada, por nós, aos nossos filhos. Se não nos posicionarmos nesta questão, vai acontecer que educaremos nossos filhos sob uma “abordagem mista”, um misto de valores morais baseado nos valores da nossa sociedade, pois se não tivermos, definido, qual moral ensinaremos a nossos filhos, seremos influenciados por uma torrente de valores morais que confrontam a cosmovisão cristã e inevitavelmente passaremos isto a eles.
Nesta abordagem sobre a os valores morais é bom destacarmos que o autor nos fala sobre a diferença entre valores morais e virtudes cristãs. Valores morais são convicções que são compartilhados por indivíduos ou por toda uma sociedade que regem o bom comportamento tais como os cumprimentos “bom dia”, “boa tarde”, “boa noite” e tantos outros que não estarão em acordo com a cosmovisão cristã. Já as virtudes cristãs são os padrões de comportamento que são estabelecidos pela Palavra de Deus para nos conformar com a imagem de Jesus Cristo. “A virtude é a aparência externa de Deus, e é esse aspecto que ele quer que tenhamos” (Romanos 13.13; Efésios 5.1). Portanto, os valores morais são nos passado pela sociedade e tendem a ser contrários a cosmovisão cristã, com algumas exceções; já as virtudes cristãs, são passadas para nós através da Palavra de Deus e tendem a nos conformar a pessoa de Jesus Cristo, o intuito delas é nos apresentar um modelo bíblico de como devemos nos comportar em todas as situações. As virtudes cristãs moldam a moral do cristão.
Essas virtudes morais cristãs, ao serem ensinadas aos nossos filhos tendem a despertar neles a consciência de Deus e da eternidade. O autor nos ensina que essas virtudes tem um triplo efeito: “revelar o chamado de Deus à santidade”, “estabelecer um padrão de comportamento aceitável” e “evidenciar o pecado”.
A Fé em Deus estabelece, consequentemente, leis éticas absolutas e universais. Quem crê em Deus crê também que ele estabeleceu virtudes objetivas, que devem moldar o comportamento individual e coletivo – quem não crê em Deus não crê em leis éticas absolutas e universais, não crê que Deus estabeleceu virtudes objetivas, válidas para todos os seres humanos, e com isso, formulam para si mesmo, valores morais, baseados em considerações subjetivas e pessoais, assim todos os valores dessa sociedade tornam-se relativos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO