DIÁLOGO COM CALVINO – DIÁLOGO #11 OS INIMIGOS DO CONHECIMENTO DE DEUS - INIMIGO 3 – IDOLATRIA


Assim são derrubadas as inconsistentes defesas com que muitos costumam defender a própria superstição. Muitos pensam que um zelo superficial pela religião, sem se importar qual a natureza da religião e se ela é falsa, é o bastante, mas não consideram que a verdadeira religião tem que está em conformidade com a vontade de Deus, pois ele é imutável e não muda conforme a vontade de cada um. A superstição zomba de Deus enquanto tenta se mostrar como um valor atrativo, enquanto tenta mostrar que proporciona utilidade intelectual, estética, que desperta o interesse e a sensibilidade. Pois a superstição se apega aquelas coisas que Deus não aprova, ou seja, aquelas coisas das quais ele já falou que não convém, a superstição trata com desdém essas reprovações e rejeita disfarçadamente aquelas coisas que Deus prescreve e ensina e que são do seu agrado.
Calvino afirma que uma vez que o ser humano se apegou aos seus ídolos inventados, a superstição, uma vez que criaram um deus a sua própria imagem, conforme os seus próprios desejos começam a cultuá-lo, venerá-lo, adorá-lo, de acordo com os seus próprios ritos inventados, pois de maneira alguma ousariam achegar-se ao Deus verdadeiro, da maneira como se aproximam de suas invenções, moldaram um deus equivalente às suas próprias vontades absurdas e ridículas. Embora Calvino esteja falando, principalmente, daqueles que assumidamente rejeitam o Deus da bíblia ou não tem o conhecimento do Deus da Bíblia, o Pai de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo, é importante ressaltarmos que, dentro de muitas igrejas evangélicas, muitos chamados “evangélicos”, inventaram um deus conforme a sua imaginação, misturaram atributos de suas próprias mentes com parte das verdades bíblicas acerca de Deus. Elas estão na igreja, mas adoram um deus criado por suas imaginações, não adoram o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, ela optaram por um outro caminho, pois nunca conheceram o único e verdadeiro caminho. Esse caminho, apesar de ser um devaneio, uma fuga, do verdadeiro e único caminho, é a direção que todos aqueles que não conhecem ao Deus verdadeiro, estão seguindo, porque todos os que não conhecem o verdadeiro Deus, servem por natureza aqueles que não são deuses (Gálatas 4.8); todos aqueles que estão longe do reto conhecimento do Deus verdadeiro, o único Deus, na verdade estão vivendo sem Deus no mundo (Efésios 2.12). A grande questão que eu e você devemos responder é: se estamos adorando o Deus bíblico, conforme ele se revelou em sua Palavra, ou se estamos distantes do Deus verdadeiro e já criamos outro deus, conforme a nossas vontades, desejos e sonhos? Então, não importa se você acredita em um único deus, ou em muitos deuses, sempre que rejeita o verdadeiro Deus e deixar ele de lado, nada te restará a não ser um ídolo desprezível. A religião só pode ser verdadeira se estiver em plena harmonia com a verdade, se não estiver de acordo com a verdade, será falsa e o deus que você estiver adorando será, na verdade, um ídolo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO