O ARREPENDIMENTO BÍBLICO CONFORME AS CONFISSÕES DE FÉ E CATECISMOS REFORMADOS


A CONFISSÃO DE FÉ BATISTA DE 1689

Todos os eleitos viviam uma vida de entrega total aos prazeres mundanos até que Deus os chamou para a vida dando a eles o arrependimento. Como não há nenhum homem que não pequem, todos precisam ser renovados através do arrependimento para a salvação. Este arrependimento é uma graça evangélica tornando a pessoa que o recebeu uma pessoa sensível aos pecados cometidos ao ponto dela se aborrecer por conta de sua pecaminosidade e suplicar a graça de Deus para viver uma vida em conformidade com a vontade e santidade de Deus agradando-o em todas as coisas. O arrependimento continuará por toda a vida daquele que o recebeu de Deus, isto porque ainda vivemos no corpo da morte, é responsabilidade do ser humano arrepender-se de seus pecados particulares e conhecidos individualmente. Não existe um pecado tão pequeno que não mereça a condenação, assim como não existe um pecado tão grande que não seja perdoado através do arrependimento verdadeiro, por isso, é importante a pregação constante sobre o arrependimento. É Deus quem gera o arrependimento e o alimenta, renovando o arrependimento durante toda a vida do homem.
Pergunta 70: O que é o arrependimento para a vida?
Resposta: Arrependimento para a vida é uma graça salvífica,1 pela qual um pecador, tomado por um verdadeiro senso de seu pecado,2 e apreensão da misericórdia de Deus em Cristo,3 com tristeza por causa e ódio de seus pecados, converte-se destes a Deus,4 com firme propósito de esforçar-se por uma nova obediência.5 (1 Atos 11:18; 2 Atos 2:37; 3 Joel 2:13; 4 Jeremias 31:18-19; 5 Salmos 119:59)[1]


CONFISSÃO BATISTA DE NEW HAMPSHIRE


O arrependimento, assim como a fé, são deveres sagrados e graças inseparáveis efetuadas na vida do pecador pelo Espírito de Deus, ou seja, não é possível um pecador ter o arrependimento e não ter a fé, assim como não é possível ter a fé e não ter o arrependimento. Este arrependimento leva o pecador a uma profunda convicção de sua culpa diante de Deus, bem como de seu caminho e desamparo diante de Deus, leva-o ao conhecimento de Jesus Cristo como o único caminho que leva a Deus e assim ele volta para Deus, contrito, confessando o seu pecado e suplicando pela misericórdia de Deus ao mesmo tempo em que recebe Jesus Cristo como Profeta, Sacerdote, Rei e único e suficiente Salvador. [2]
A CONFISSÂO DE FÉ DE WESTMINSTER 1643 a 1646
O arrependimento é uma graça evangélica e deve ser pregado por todo ministro do evangelho juntamente com a fé em Cristo. O arrependimento é movido pelo reconhecimento e sentimento do perigo, da impureza e da odiosidade de seus pecados que são contrários a natureza santa de Deus, bem como a conscientização da enorme graça e misericórdia de Deus em Cristo que o constrange e o impulsiona a voltar-se para Deus e andar em conformidade com a sua vontade.  O perdão dos pecados não é causado pelo arrependimento, mas sim pela graça de Deus em Cristo Jesus, entretanto, sem o arrependimento ninguém poderá esperar o perdão. Todo pecado, seja ele o menor pecado possível, merece a condenação, e também não há pecado tão grande que não possa ser perdoado, livrando assim da condenação, aquele que verdadeiramente se arrepende. Cada ser humano tem a responsabilidade de arrepender-se particularmente de cada um de seus pecados.
SEGUNDA CONFISSÃO HELVÉTICA 1566
A doutrina do arrependimento está ligada ao evangelho conforme a ordem de Jesus de que os discípulos deviam pregar em seu nome arrependimento para remissão dos pecados para todas as nações[3]. O arrependimento é um voltar-se para Deus que é gerado pelo Evangelho e pelo Espírito de Deus, onde o pecador reconhece a sua pecaminosidade diante de Deus conforme a sua Palavra, sentindo tristeza e lamentando-se, se confessa para Deus com um sentimento de vergonha. Abomina o pecado em si e num esforço constante, que perdurará por toda a vida, tentará se conformar com a vontade de Deus revelada em sua Palavra. O arrependimento é uma volta sincera para Deus e consequentemente uma aversão ao Diabo e a todo mal. O arrependimento é um dom de Deus, só ele pode conceder esta graça.
OS CÂNONES DE DORT 1618-1619
Para que os homens sejam conduzidos à fé, Deus envia homens para que preguem o evangelho e pelo ministério desses homens as pessoas são chamados ao arrependimento. É Deus que dá a fé e o arrependimento.
CONFISSÃO DE FÉ DE WESTMINSTER 1643-1646
O arrependimento é uma doutrina evangélica que deve ser pregada juntamente com fé em Jesus Cristo. O arrependimento é um reconhecimento de seus pecados como contrários a natureza de Deus bem como um reconhecimento das misericórdias de Deus em Jesus Cristo, consequentemente levando o individuo que se arrependeu a odiar os seus pecados, confessar os seus pecados, abandonar os seus pecados e voltar-se para Deus esforçando-se para viver conforme os mandamentos de Deus. O arrependimento não é a fonte de perdão, mas sem ele ninguém poderá esperar o perdão. Não existe pecado que não possa ser perdoado por Jesus Cristo quando há arrependimento autêntico. O arrependimento tem que ser geral e particular, os seres humanos deve arrepender-se de cada um de todos os seus pecados. Cada ser humano é obrigado a fazer confissão a Deus de cada um de seus pecados, pedindo perdão e misericórdia.





[1] Extraído de: A Confissão de Fé Batista de 1689 – Um Catecismo Puritano Compilado Por C. H. Spurgeon. São Paulo: O Estandarte de Cristo, 2016. Pág. 106.
[2] Extraído de:  Confissão Batista de New Hampshire. Pág. 3
[3] Lucas 24.47

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO