DIÁLOGO COM CALVINO – DIÁLOGO #12 OS INIMIGOS DO CONHECIMENTO DE DEUS - INIMIGO 4 –HIPOCRISIA


Tais pessoas nunca levam a Deus em consideração verdadeiramente, as pessoas só consideram a Deus quando são por ele constrangidas, e a aproximação a Deus, por parte dessas pessoas, só acontece quando o próprio Deus as atrai, arrastando-as, não levando em conta a resistência dessas pessoas. O temor genuíno que brota da reverência da pessoa em reconhecimento da majestade de Deus não acontece com estas pessoas, pois elas têm apenas um temor condescendente e pressionado por causa da expectação do juízo divino a qual não conseguem se livrar ainda que tentem e se apavorem com esta ideia de que um dia terão que prestar contas a Deus, por isso mesmo, tentam, de todas as maneiras possíveis, invalidar o juízo divino até mesmo abomina-o.
Calvino continua dizendo que o temor dessa terrível expectação do juízo divino foi o primeiro a dar origem aos deuses no mundo, conforme asseverou o poeta pagão, Eustáquio. Todos aqueles que desprezam a justiça de Deus estão, tentando destruir, excessivamente, a ideia do juízo divino, pois sabem que esse mesmo tribunal existe para punir todos aqueles que cometem transgressões, ou seja, não andam conforme a vontade de Deus. Cada atitude dessas pessoas está voltada contra o Senhor, mas Deus não pode renunciar ao seu juízo, pois ele é Deus de justiça. Como não conseguem repelir e nem fugir desta terrível expectação do juízo divino, ficam em choque diante dela. Com isso, para que pareçam aos outros que eles não desprezam o juízo divino e que estão lutando contra o senso divino que os perseguem, eles começam a praticar algo que tem a aparência da religião (reverência). Mas esta aparência não os impede de continuarem a praticar todos os vícios e abominações que são contrários a vontade de Deus, de sorte que eles estão sempre avançando em suas abominações até que consigam desrespeitar toda a vontade de Deus expressa em sua Palavra, ou seja, eles não são impedidos, por esse falso temor a Deus, de continuarem andando nos caminhos semelhantes de uma pessoa que não conhece a Deus, eles não se afastam dos pecados, antes tem prazer neles, se alegram neles e se orgulham deles. Eles preferem atirar-se com grande entusiasmo e excessivamente nos desejos de sua natureza pecaminosa, mas não dão liberdade para o Espírito Santo os constranger e para que ele os refreie desses atos pecaminosos.
Uma vez que essa atitude é uma aparência vazia e enganadora da religião ao ponto que tal pessoa nem deveria ser chamado de religioso (reverência para com Deus), isto nos mostra como a verdadeira piedade difere deste falso e confuso conhecimento de Deus. A piedade é derramada, gota a gota, somente no coração dos fieis, daqueles que conhecem Deus verdadeiramente, dai nasce à religião, ou seja, a reverência a Deus. Por meio de caminhos tortos que demonstram em seu viver, os hipócritas pretendem insinuar que estão pertos de Deus, mas como ficou demonstrado acima, eles estão fugindo. Pois, quando eles deveriam obedecer todo o conteúdo da Palavra de Deus (a lei) durante toda a vida, no entanto, eles se rebelam contra Deus e sua vontade em quase todos os atos, esforçando-se para apaziguar a ira de Deus através de sacrifícios sem valor que não podem paziguar a ira de Deus e só cauteriza a consciência, enquanto deveriam servir a Deus em santidade de vida e inteireza de coração, mesmo sabendo disso, eles empreendem observâncias mesquinhas e sem valor na tentativa de reconciliá-los não com Deus, mas consigo mesmos – uma tentativa de calar a consciência.  Muitos acreditam que podem ficar livres da obrigação de seus deveres para com Deus através de sacrifícios risíveis de expiação que não tem  nenhum valor. Ao invés de colocarem a sua confiança em Deus, colocam a sua confiança em si mesmo ou em qualquer outra criatura, assim ficam cada vez mais presos em grande volume de erros, sufocados em uma nuvem escura de depravação que os esconde cada vez mais até que seja extinto aquelas faíscas de luz que brilhavam apontando para a glória de Deus.
A semente de Deus, que não pode ser eliminada da vida do ser humano, permanece, porém ela está corrompida e por isso produz frutos ruins. Existe uma característica comum a todo ser humano, a saber, que o senso da divindade está indelevelmente gravado em cada coração. Prova dessa gravura indelével é a confissão forçada que fazem todos os ímpios, a saber, quando estão em uma situação favorável zombam intencionalmente de Deus tentando diminuir o poder dele rigorosamente; e quando estão em uma situação de desespero, são movidos a buscar o auxilio de Deus. Porém, esta busca por ajuda que deveria acontecer mais cedo, foi sufocada e reprimida pela obstinação.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO