O QUE É ARREPENDIMENTO?


O que é arrependimento conforme a Bíblia? Será que temos evidenciado em nossas vidas o arrependimento conforme é ensinado na Bíblia? Temos seguido o modelo de arrependimento bíblico? Estas são perguntas muito importantes, e precisamos entender o que a Bíblia nos ensina sobre o arrependimento, porque sem arrependimento não ha fé, pois a “fé é o complemento do arrependimento” (Berkhof apud Brown, 2000, pág. 416). A doutrina do arrependimento é o fundamento[1], somente com o arrependimento que é concedido por Deus[2] é que o individuo pode ter fé verdadeira em Jesus Cristo e ter vida eterna.
Marcos nos informa como Jesus começou o seu ministério: “Foi Jesus para a Galiléia, pregando o evangelho de Deus, dizendo: O tempo está cumprido, e o Reino de Deus está próximo; arrependei-vos e crede no evangelho”.[3] O primeiro convite de Jesus foi um apelo para o arrependimento seguido da fé no evangelho[4], semelhante ao Mestre, os Apóstolos também faziam este apelo ao arrependimento, pois foi o próprio Jesus que os ensinou que em seu nome seria pregado o arrependimento para perdão dos pecados[5]. O Apóstolo Pedro após pregar para uma multidão de pessoas em Jerusalém sobre a vida, morte, ressurreição e ascensão de Jesus Cristo foi indagado por alguns a respeito da atitude correta em resposta à mensagem que havia sido exposta: “irmãos que faremos?”[6] – perguntavam eles. Pedro respondeu: “arrependam-se, e cada um de vocês seja batizado em nome de Jesus Cristo para perdão de seus pecados...” [7] Semelhantemente o Apóstolo Paulo se despede da igreja de Éfeso com a seguinte mensagem: “Vocês sabem que não deixei de pregar a vocês nada que fosse proveitoso, mas ensinei tudo publicamente e de casa em casa. Testifiquei, tanto a judeus como a gregos, que eles precisam converter-se a Deus com arrependimento e fé em nosso Senhor Jesus”.[8]
Se a mensagem do arrependimento era essencial para Jesus e os primeiros discípulos, ela deve ser importante para nós também. Precisamos entender o que ela significa, pois é uma mensagem importante e diz respeito a nossa vida eterna, pois se você não se arrependeu então você não está salvo, pois sem arrependimento e fé no evangelho não há salvação.
Entendemos que o verdadeiro arrependimento bíblico é composto de, no mínimo, oito características. São elas:
·          Mudança de Mente
·         Tristeza pelo pecado
·         Reconhecimento pessoal e confissão do pecado
·         Afastamento do pecado
·         Renúncia da autojustiça ou boas obras
·         Voltar-se para Deus
·         Obediência prática
·         Obra contínua e aprofundada de arrependimento[9]
No Novo Testamento existem três palavras que indicam que uma pessoa foi mudada, transformada, convertida, ou seja, alguém que “deu novas diretrizes aos seus pensamentos e vida, isto inclui um julgamento sobre seus pontos de vista e comportamento anteriores”.[10] São elas: e\pistre&fw (epistrepho); metame&lomai (metamelomai) e meta&noia (metanoia)[11]. Além dessas palavras utilizadas no Novo Testamento existem outras que foram utilizadas no Novo Testamento e no Antigo Testamento e que nos ajudam no entendimento correto sobre o arrependimento bíblico.
A palavra e&pistrefw aparece 35 vezes no Novo Testamento, a palavra metame&lomai aparece 6 vezes no Novo Testamento, a palavra meta&noia aparece 22 vezes no Novo Testamento e a palavra metanoe&w aparece 34 vezes no Novo Testamento.[12]
Além dessas passagens, vamos observar outras, tanto no Novo Testamento quanto no Antigo Testamento, a fim de entendermos o significado correto do arrependimento bíblico. Também observaremos algumas confissões de fé e o que elas dizem sobre o arrependimento, bem como exploraremos alguns autores em busca de um maior esclarecimento conforme o entendimento deles a respeito desta doutrina bíblica.


[1] Hebreus 6.1
[2] Atos 11.18
[3] Marcos 1.14-15
[4] Evangelho vem do vocábulo grego evangélion e significa “boas Novas”. Em um sentido amplo refere-se a toda Bíblia e em outro sentido mais restrito, refere-se a salvação realizada por Jesus Cristo, por meio de sua vida, morte, ressurreição e ascensão, em favor do seu povo para que este fosse reconciliado com Deus.
[5] Lucas 24.47
[6] Atos 2.37
[7][7] Atos 2.38
[8] Atos 20.20-21
[9] Esta lista é encontrada na obra de Paul Washer: Recuperando o Evangelho – O chamado ao Evangelho e a Verdadeira conversão. – Tentarei aqui aprofundar cada uma dessas características abordando cada uma delas em artigos diferentes.
[10] BROWN, Colin; COENEN, Lothar. (Orgs). Dicionário Internacional De Teologia Do Novo Testamento, São Paulo: Vida Nova, 2000. Págs. 416-422.
[11] e\pistre&fw[11] (epistrepho) – “Voltar-se”, “voltar para trás”, “ser convertido”; strfw (strepho) – “voltar-se”, “mudar-se”; apostre&fw (apostrepho) – “voltar-se de”; e)pistrofh& - “Conversão”.
Metame&lomai (metamelomai) – “mudar de opinião”, “lamentar”, “arrepender-se”; a)metame&lhtov (ametameletos) – “não para ser lamentado”, e, portanto: “irrevogável”.
Meta)noia (metanoia) – “mudança de opinião”, “arrependimento”, “conversão”; metanoe&o (metanoeo) – “mudar de opinião”, “arrepender-se”, “converter-se”; ametano&htov (ametanoetos) - “impenitente”.
BROWN, Colin; COENEN, Lothar. (Orgs). Dicionário Internacional De Teologia Do Novo Testamento, São Paulo: Vida Nova, 2000. Págs. 416-422.

[12] Extraído de: Concordância Fiel do Novo Testamento – Volume I – Grego – Português. São José dos Campos: Fiel, 1994. Págs. 298, 345.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SUPRIMINDO A VERDADE

NÃO JULGUEIS PARA QUE NÃO SEJAIS JULGADOS

POEMA: O PRIMEIRO ASSASSINATO