DIÁLOGO COM CALVINO – DIÁLOGO #8 O ATEÍSMO REAL É IMPOSSÍVEL
Os próprios ímpios
são exemplos de que existe um estímulo congênito na alma de todos os seres
humanos levando-os a alguma noção de Deus. Aqueles que julgam com
acerto, afirma Calvino, sabem que o Sensus Divinitatis está gravada na mente de
todo ser humano e jamais poderá ser apagado, pois o Sensus Divinitatis é ingênito a todos os seres humanos e a
própria teimosia dos ímpios que tanto tenta se desvencilhar do medo de Deus, no
entanto, sem conseguir é claro, é uma testemunha qualificada do Sensus Divinitatis.
Ainda que na
história da humanidade muitos zombem da religião (reverência a Deus),
ridicularizando o juízo divino, isso não passa de um sarcasmo maldoso, pois em
seu interior a consciência atormenta mais penetrante que todos os cautérios.
A
despeito da opinião da sociedade, um erro nunca se tornará obsoleto, ele sempre
será uma falha em fazer o que é certo mesmo que contrarie toda uma sociedade,
pois não é a “verdade subjetiva” de uma determinada sociedade que estabelecerá
o certo e o errado, existe uma verdade objetiva, universal que nunca deixará de
ser verdade a despeito da opinião da sociedade. O mundo tenta de todas as
maneiras de que dispõe a lançar para bem longe o conhecimento de Deus e tudo o
que está relacionado a Deus, desta maneira ele tenta corromper toda a
reverência que é devida a DEUS por parte dos seres humanos. Enquanto em sua
própria mente o ímpio perde as forças para lutar contra o Sensus Divinitatis
implantado em sua mente, pois o Sensus Divinitatis, muitas vezes cresce
vigorosamente exigindo um embate vigoroso, que claro não será vencido, por
aquele que luta tão ferreamente, desejando ardentemente extinguir esse Sensus Divinitatis,
pois esse sensos divinitatis não é algo que se aprende em algum lugar, mas vem
desde o ventre materno, é congênito ao ser humano e mesmo que haja luta para se
desvincular desse Sensus Divinitatis, toda tarefa empreendida é perda de tempo,
e recalcitrar contra o aguilhão.
Nem todos vivem com a disposição de conhecer a Deus, e
isto é evidenciado pela falta de confiança e reverência para com Deus,
mostrando que o tal conhecimento que a pessoa alega ter é na verdade invalido e
pueril, visto que o afasta do proposito principal para o qual foi criado. Se o conhecimento de Deus não
o leva a reverenciá-lo, então este conhecimento que você tem de Deus caiu, não
existe mais, e é superficial, inútil, sem constância, pois todos os que não
dirigem tudo o que pensam e fazem a esta meta – conhecer Deus e reverenciá-lo –
estão se afastando do propósito para o qual foram criados. O supremo bem da
alma é a semelhança com Deus que vem do conhecimento dele, se a religião
(reverência a Deus) está ausente em sua vida, essa pessoa em nada difere dos
animais, pois além de estarem sujeitos a todo tipo de males ainda levam uma
vida confusa e perturbada.
O
que faz do homem superior aos animais é o culto a Deus pelo qual eles anseiam à
imortalidade.
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